sábado, 16 de outubro de 2010

A "filosofia" do Caminho

Tenho mantido um interessante diálogo por e-mail com um desconhecido que entrou em contato sob a alegação de querer conhecer mais o Caminho da Graça.   Em dado momento essa pessoa levantou dúvidas sobre a lisura do movimento por causa de algumas coisas que publiquei em meu blog particular e ele considerava impróprias.   Acredito ser interessante colocar aqui no blog da Estação Belém, aos poucos, minhas respostas aos questionamentos dele.



"Prezado ... :


Sobre a "filosofia do Caminho da Graça": Preliminarmente: o fato de eu ter falado em sexo e em cerveja em dois textos do meu blog particular não quer  dizer que o Caminho da Graça defenda a gandaia. Aliás, eu não defendi nenhuma gandaia.  Se é para julgar, julgue a mim, não ao movimento Caminho da Graça. Imagine se eu fosse julgar o Evangelho com base em algumas igrejas que vemos por aí, que você mesmo comentou!

1- Se por exemplo eu encontrasse um pastor fazendo algo que eu considerasse errado, eu não perguntaria a ele qual a "fisolofia" da igreja dele, pois entendo que ele é uma pessoa, não a personificação da instituição. Também se eu encontrasse você fazendo alguma coisa que eu considerasse imprópria, eu não perguntaria qual a filosofia da sua igreja ou do seu Evangelho porque acho que não é uma pergunta válida. 

2-  A essas alturas é bom esclarecer o seguinte:  eu não sou O Caminho da Graça e a minha vida não é dedicada a fazer propaganda do movimento Caminho da Graça.  

 Portanto, sugiro que você não julgue a validade de tudo por causa de um texto bobo comentando sobre sexo em um filme e outro no qual falo que cerveja deve ser gelada.  Se você pretende conhecer o Caminho da Graça, meu blog particular não é a fonte mais indicada.Sugiro que você leia o texto O Caminho da Graça para todos no blog do Pastor Caio Fábio : http://www.caiofabio.net/2009/conteudo.asp?codigo=00138.  Seria legal também você frequentar o site do Pastor Caio: http://www.caiofabio.net/2009/default.asp.   No entanto se você quer saber sobre mim, é outra história. 

3-   Uma pergunta relevante:  Se você fosse à Praça da República e visse um monte de viciados e prostitutas se reunirem por conta propria, sem pastor nem igreja,  para ler a Bíblia e fazer orações a Deus, você se aproximaria deles para perguntar qual a sua filosofia ou você se alegraria por eles estarem se expondo à luz do Evangelho? Ou você nem se aproximaria, para evitar "a aparência do mal"?

Você acharia maravilhoso que eles estivessem fazendo um culto publicamente, mesmo as mulheres estando vestidas como prostitutas, ou você se preocuparia com "a imagem do Evangelho"?   

Você se alegraria porque  o Espírito Santo estava começando a fazer a boa obra naquelas pessoas ou você acharia que é tudo falsidade e armação do diabo para denegrir o Evangelho?

Acho fundamental você me responder essas indagações. Peço que o faça.


4-  Você achou estranho o que falei e eu achei estranho você falar que as coisas que eu escrevi em meu blog são estranhas.  Não seria mais correto (ou sincero) você dizer logo que achou errado?  

Bem, estranho ou errado, certamente minha espiritualidade está sendo medida por aí. Tudo bem, o mundo vive mesmo de aparências e quando resolvi ser o que sou, sem usar máscaras, eu sabia o que estava me aguardando.  Mas te pergunto: a respeito do Caminho da Graça, não é maravilhoso você poder estar em um grupo no qual as pessoas te aceitam como você é e esperam com RESPEITO e paciência o Espírito Santo completar a obra na sua vida? Não é maravilhoso estar em um lugar onde ninguém é pressionado a viver de aparências sob o argumento de "dar testemunho"?   Eu gosto muito e me sinto feliz porque não preciso fazer média para ser aceita nessa comunidade. 

5- A "filosofia" do Caminho da Graça é:

- Viver o Evangelho pura e simplesmente. Espero que você não descreia disso porque falei em cerveja e sexo. Não sou falsa profeta nem loba vestida de ovelha (apesar da idade da loba...rsrsr)

- Repito: eu não sou O Caminho da Graça nem dedico a minha vida à propaganda de nada.  Só quero andar com Jesus, com meus irmãos e crescer. 

- Fico feliz se o seu crescimento espiritual está mais adiantado que o meu. Espero entao que possamos conviver para que eu seja edificada pela sua vida.

- No Caminho da Graça ninguém defende a gandaia. Mas também não defendemos a hipocrisia.

- A idéia no Caminho é: busque a Deus, siga a Jesus, pregue a Palavra, cresça! Mas se não cresceu ainda como deveria, pelo menos não seja hipócrita nem tente fazer tipo. Seja o que você é;  só assim Deus te transformará no que ele quer que você seja. Não tenha medo de ser o que é porque  aqui as pessoas são ensinadas a ter paciência uns com os outros. 

-  No Caminho somos incentivados a ajudarmos uns aos outros mas sem julgamento nem medição de espiritualidade, até porque nossos critérios não são os critérios de Deus.  

- No Caminho somos incentivados a ler a Bíblia, orar, fazer o bem, estender a mão ao próximo. Acreditamos que andando com Jesus ELE nos transformará de glória em glória. 

-  No Caminho, ee eu puder te ajudar, aleluia! Se nao posso te ajudar ou te santificar, pelo menos não devo atrapalhar. Até porque TODOS SABEMOS QUE, POR DENTRO, NÃO SOMOS ASSIM TÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS. 

Um abração.

Cristina

Nenhum comentário: