domingo, 21 de março de 2010

Pescadores de homens

Marcos 1:17

Há pessoas que se acreditam persuasivas, cativantes, animadas, criativas. Estas talvez pensem que seriam ótimas pescadoras de homens por causa de seus dons naturais.

Jesus disse "vinde a mim" não para que aprendêssemos com ele técnicas de persuasão, técnicas para envolver o público ou encher templos. O que ele disse é que "eu vos farei" pescadores de homens.

Se não formos à Jesus e não nos envolvermos afetivamente com ele, jamais aprenderemos o seu "segredo".

O que fazia com que as pessoas fossem "apanhadas" por Jesus era algo totalmente inesperado. Tanto naqueles dias como em nossos dias, o AMOR VERDADEIRO E SINCERO era algo tão inesperado quanto uma rede de pesca é para o peixe distraído nas suas conhecidas águas.

As pessoas esperavam tudo de um Mestre, um Rabi, um homem do povo, um pregador ou um carpinteiro mas nunca o amor genuíno e tocante, a profunda aceitação. Era esse o inesperado que as fisgava, nada mais nem nada menos do que isso. Não havia truques.

Podemos aprender a cumprimentar as pessoas com simpatia, parecer ouvi-las com atenção, falar a coisa certa para que simpatizem conosco mas o que fisga realmente o coração é o amor genuíno, não trejeitos e técnicas.

Para saber do amor, só se formos Jesus. Temos que ir à fonte, temos que ir à ele.

Vinde, e eu vos farei... Eu vos fisgarei primeiro e só depois vocês estarão prontos. Colocarei em vocês o meu amor. Cativados por mim, presos a mim, aí sim o mundo vira mar. Não quero transformá-los em catequistas, vendedores de religião, propagandistas de igreja, animadores de auditório mas sim em pescadores de homens. Vinde a mim!

Nenhum comentário: