domingo, 18 de maio de 2008

Nascidos da água e do Espírito


Texto 1: Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. (João 13:8)

Texto 2: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Texto 3: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)

Texto 4: Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. (Marcos 1:4)

Domingo, 18 de maio de 2008: um dia inesquecível para a Estação Belém. A explanação da Palavra foi baseada nos textos acima (entre outros) . Ao final, várias pessoas se entregaram a Jesus e foram batizadas, segundo as Escrituras. Maravilha!

Nascidos da água e do Espírito...

Nascer do Espírito é o milagre mencionado em João 1:1-13 e também em João 3:1-19. Nascer do Espírito é ser gerado por Deus com um novo entendimento, novos pendores, outras prioridades e uma atração irresistível por Jesus. É mesmo um milagre que acontece no compartimento mais sagrado do nosso ser. Nascer do Espírito é algo que experimentamos e testemunhamos, mas que foge a explicações mais detalhadas. É mistério de Deus. "Pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos."

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.(Salmo 139:14).

Hoje e precisamente AGORA mais do que nunca, entendo que esse Salmo não se refere apenas à nossa formação física, mas também ao mistério de Deus forjando em nós que cremos, uma nova criatura.

E o que seria ser nascido da água?

Água diz respeito claramente ao batismo, embora existam outras simbologias na Bíblia para "água".

Entendo que ser nascido da água está diretamente ligado a testemunho público. Não se acente uma lâmpada para ser colocada debaixo da mesa.

Ser nascido da água então é ser capaz de tornar público seu arrependimento e sua fé em Jesus Cristo; é proclamar que ele é o Senhor, o Messias de Deus que encarnou, morreu, ressuscitou e voltará. Não é possível ter nascido do Espírito sem que isso se torne público.

Batizar-se é a maneira simbólica de dizer que estou conformando-me com Cristo na sua morte (Filipenses 3:10)

Ser nascido da água é uma manifestação de vontade pública, livre e válida. É "vestir a camisa", é "assinar embaixo".

Uma vez tendo entendido como batismo o nascer da água, podemos também prosseguir no entendimento de que água, na Bíblia, representa a Palavra de Deus. Sem a Palavra não há um verdadeiro nascimento da água, apenas um banho sem significado algum.

Sendo assim, ser nascido da água tem a ver não apenas com o mergulho simbolizando morte e ressurreição. Tem a ver, mais ainda, com o mergulhar na Palavra, ser lavado por ela.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. João 15:3

Mistérios espirituais... Mas pelo Espírito de Deus o povo entendeu e o nome de Jesus foi glorificado.

Cristina Faraon

Nenhum comentário: