sábado, 26 de abril de 2008

"Medo de responder" (Cartas)

Esta é uma questão que a Fátima encaminhou ao grupo de e-mails da Fraternidade (do qual eu faço parte) e eu colo aqui para juntos compartilharmos:

PARTE I

"Olá Caminhantes.

É a primeira vez que participo deste grupo, e estou utilizando o email do meu esposo, para saber o seguinte: Uma amiga minha, na qual eu estava explicando tudo sobre a Graça de Deus, nesta caminhada maravilhosa que fazemos, fui perguntada sobre o inferno, diabo, demônios, Satanás, lago de fogo e enxofre e para onde vão os que não foram chamados por Deus. Exitei em responder com medo de dar uma resposta legalista, como os evangélicos dão. Pedi um tempo a ela e lanço essa pergunta no site: Como devo responder a ela e a outras pessoas que porventura venham me perguntar sobre esse assunto?Agradeço de coração

Fátima"

PARTE II

(Minha resposta)

Querida Fátima:
Você disse que não deseja pregar a Palavra como legalista. Se você pregar a Palavra tal qual a Palavra é, não sobrará espaço para legalismos. Acredite nisso. Céu, Inferno, Diabo, Anjos... Não se constranja em afirmar a existência dessas realidades, uma vez que a Bíblia fala delas, o próprio Senhor Jesus ratificou essa crença e também os apóstolos.

A Bíblia fala de pessoas que serão salvas e de pessoas que estarão sob a condenação de Deus. Não podemos deixar de anunciar isso. Agora até parece que iremos entrar em um terreno legalista, não é? Mas não é verdade. Veja o texto mais ANTI-LEGALISTA que conheço:

"E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado". (Romanos 4:6...)

Querida, os salvos não são os corretos e justos. Salvos são os que foram JUSTIFICADOS por Deus. E mais: justificados independentemente do que tenham feito. O que isso tem a ver com legalismo? Absolutamente NADA!

A Palavra de Deus diz que os injustos não herdarão o reino de Deus e dá em seguida uma lista que mostra quem são esses condenados: todos!

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6:9,10.

Chega a ser assustador. Mas a mesma Palavra diz que se formos justificados pelo sangue de Jesus, seremos por ele salvos da ira de Deus (Romanos 5:9). Essa é a boa notícia!!!!

Ao anunciar o Evangelho não se fixe na idéia de méritos para a salvação. Fixe na idéia de que aquele que crê no que justifica os pecadores será salvo. A justificação vem pela FÉ. Pense muito no seguinte: "Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça."

A mensagem do Evangelho é GRAÇA JUSTIFICADORA + FÉ NO DEUS DA GRAÇA JUSTIFICADORA.

Peça sabedoria a Deus para que, ao te ouvirem, as pessoas desejem ardentemente ser um desses "sortudos" nos quais Deus não enxergará pecado algum; explique como eles podem ser aceitos por Deus independentemente das obras. Depois... Depois sim explique que Deus deseja forjar em nós o caráter de Cristo. Não para sermos salvos, mas porque FOMOS salvos. E ser à imagem de Cristo é o desejo mais intenso daquele que um dia foi perdoado. Espero ter te ajudado. Conte sempre comigo.

Um grande beijo. -- Cristina Faraon

PARTE III

"Querida Cris,

Acho que me expressei mal ao colocar a palavra "legalismo", mas não achei na hora outra palavra.

Tenha a certeza, você me explicou tudo direitinho e matou as minhas dúvidas (e me deixou super aliviada). Meu medo era pregar essas coisas e estar contra a pregação da Graça, sei lá, bateu aquela dúvida, pois um dia alguém de uma igreja que "diz que prega a Graça", me veio dizer que não havia mais pecado, mais diabo, mais inferno, e com o Caminho da Graça, achei melhor me instruir do que falar bobagem.

Querida, você foi o máximo. Já gravei no meu word e imprimirei ainda hoje, e fará parte dos meus "manuscritos" oficiais. Que Deus acrescente mais e mais (e mais e mais...) em tua vida. Beijos, beijos e beijos.....

Fátima. "

Nenhum comentário: