domingo, 10 de fevereiro de 2008

Uma nova forma de conhecimento

"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo." (II Coríntios 5: 16)

É bem frequente falarmos sobre a diferença entre conhecermos Cristo teoricamente, através da história, dos belos filmes e conhecê-lo pelas percepções do nosso espírito uma vez tocado por Deus.

O Cristo que FAZ A DIFERENÇA só é conhecido a partir de um encontro com Ele, a partir de um abrir de olhos. Conhecer o Cristo por experiência própria muda tudo. Conhecer Cristo de "ouvir falar" não altera nada.

Mas há ainda uma coisa fundamental a dizermos dentro deste tema:

Pouco falamos da necessidade de conhecermos TODAS AS COISAS de forma diferente, não "segundo a carne" mas de um modo espiritual, segundo Deus.

Você já parou para pensar nesse trecho bíblico ? "Daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne..."

Você já pensou nas implicações de olhar para seu próximo de uma maneira totalmente diferente da forma que tem olhado até então? Já pensou que existem coisas muito mais complexas nessa pessoa que, se você conhecesse... mudaria tudo? Já pensou que aquilo que ela exterioriza pode não estar sendo interpretado corretamente por você?

Tanto a experiência de conhecer a Cristo quando a de olhar o próximo de uma nova forma - a partir da conversão - representam um milagre, um milagre absolutamente necessário e que muda tudo na nossa vida e em nossos relacionamentos. Acredite: nossos sentimentos pelas pessoas será profundamente afetado a partir de um "um novo ollhar".

... mas não costumamos considerar esse fato.

Na verdade quando conhecemos ao Cristo revelado pelo Espírito, o próximo passo é que aconteça o mesmo em relação aos nossos semelhantes.

O texto bíblico mencionado no início fala na verdade que existe uma nova forma de conhecer TODAS AS COISAS.

As diversões, o amor, os prazeres, a amizade, o dinheiro, os estudos, a auto-imagem, o sexo, a natureza... TUDO PODE E DEVE SER CONHECIDO DE UMA NOVA MANEIRA, SEGUNDO DEUS.

A pergunta é: quando Jesus entrou em sua vida a sua maneira de olhar o próximo mudou?

Pense honestamente a respeito. Depois ajoelhe-se e fale com o Pai sobre disso. Talvez você precise de mais esse milagre.

Cristina Faraon

Nenhum comentário: